Título
Jesus Cristo é o seu Mestre verdadeiramente?
Versículo-base
“Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos.” João 8:31
🌟 Introdução
Quando uma pessoa entra em uma autoescola para tirar a carteira de motorista, formalmente ela é aluna e existe um instrutor responsável por ensiná-la. Porém, se a teoria não for assimilada e a prática não for alcançada — se ela não conseguir dirigir — o aprendizado não ocorreu de fato. Nesse caso, ela não se tornou realmente aprendiz, e o instrutor não se tornou efetivamente instrutor, porque seu ensino não produziu resultado algum. Ele ocupou apenas um status formal, sem efeito real, tornando-se nula a afirmativa de que ela é aluna e ele é instrutor, mas apenas no sentido de status ou formalidade.
Esta mensagem tem por objetivo esclarecer a você se realmente permanece nas palavras de Jesus e é verdadeiramente discípulo dEle. Por quê? Porque o discípulo é o que aprende e segue. Caso alguém não seja verdadeiramente seguidor de Jesus Cristo, não há salvação. Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6) Portanto, ouça aquilo que Deus quer lhe esclarecer para que você tenha verdadeiramente a vida eterna.
🌟 1. A verdade é clara
No versículo “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” (João 8:31), o termo “Se” é uma conjunção condicional. Isso indica uma exigência para ser discípulo: é necessário que haja uma condição cumprida para que alguém seja considerado verdadeiramente discípulo de Jesus.
A palavra “permanecerdes” no original grego é μενετε (menete), derivada do verbo μένω (meno), que significa continuar, permanecer, estar constante. A ideia central é de continuidade e constância no estado de ser ou na ação.
Uma pessoa decide seguir a Cristo, reconhecendo-O como Senhor de sua vida e conhecendo o Seu sacrifício na cruz. Ela abandona os pecados e decide obedecer aos ensinamentos de Cristo, conforme registrados na Bíblia.
É batizada nas águas, conforme o ensino de Jesus, e se agrega à igreja. Ela passa a se reunir com a igreja, conforme a Palavra de Deus, cultuando a Deus e sendo ensinada na Sua Palavra. Sua vida começa a ser transformada porque ela permanece com o ensino de Cristo, tornando-se um discípulo fiel que segue Jesus.
No entanto, em determinado momento, ela recebe um ensino de Cristo para que sua vida seja ainda mais transformada. Se ela rejeita esse ensino, que está correto biblicamente, ele não é admitido em sua vida. Surge então a questão central: ela permanece com o ensino de Cristo?
Quando alguém decide seguir Jesus, isso não é apenas aceitar alguns ensinamentos, mas reconhecer que Ele é o Senhor de toda a vida. Cada palavra de Cristo carrega sua autoridade divina, porque Ele é Deus, e a vida de quem o segue pertence a Ele.
Mas o que acontece quando essa pessoa encontra algo que considera difícil, inconveniente ou importante demais para si mesma e decide não obedecer? Talvez seja um ensinamento sobre comportamento moral, palavra de pureza, honestidade ou humildade. Ao rejeitar ou selecionar o que obedecer, ela nega a soberania de Jesus sobre aquela área da vida. Ela ainda está no controle, dizendo: “Isso eu não vou obedecer”.
E qual é a consequência disso? Não é apenas um pequeno erro ou uma escolha pessoal sem importância. Quando alguém se opõe a um ensino de Cristo, ela quebra princípios fundamentais:
Negando a autoridade de Jesus, ela não o reconhece como Senhor total;
Negando a divindade de Cristo, porque aceita apenas o que convém;
Negando o sacrifício de Jesus, que foi para transformar toda a vida, e não apenas parte dela;
E, portanto, ela se coloca como adversário de Deus, um opositor, consciente ou inconscientemente.
A obediência parcial não é permanência na palavra de Jesus. Permanecer implica submissão integral, deixar que cada ensino transforme a mente, o coração e a conduta. Quando a pessoa escolhe o que vai ou não praticar, ela rompe a continuidade da obediência, e a relação de discípulo verdadeiro não existe mais, porque a permanência exige integridade, não seletividade.
Em outras palavras: seguir a Jesus não é escolher em quais partes obedecer; é submeter-se a Ele completamente, reconhecendo que a vida pertence ao Senhor, e que qualquer resistência é oposição a Deus.
Quando desobedece em algo, comete pecado, e o pecado separa o homem de Deus.
🛑 2. Pecado — resistir à Palavra de Deus
Quando uma pessoa decide seguir a Cristo, ela reconhece o sacrifício de Jesus e resolve viver segundo o ensino que Ele deixou na Bíblia. Ela se batiza, se reúne com a igreja e aprende da Palavra de Deus.
Mas, se algo em sua vida ela não quer mudar, abandonar ou acrescentar, ela está resistindo ao ensinamento de Cristo. Ao fazer isso, ela peca.
O pecado, nesse contexto, é aquilo que afasta o homem de Deus. É o início do mal no mundo, a transformação do que Deus criou em algo corrompido, fruto da rebelião contra Deus, que se opõe à Sua vontade e destrói a comunhão com Ele.
Seguir apenas parte dos ensinamentos de Jesus não caracteriza ser seguidor de Cristo, porque não há permanência na Palavra de Deus.
Quando alguém desobedece em parte, peca, e o pecado mantém a rebelião contra Deus. O pecado permanece, e o sacrifício de Jesus se torna ineficaz para aquele que resiste, porque ele nega o poder do sangue de Cristo de tirar o pecado e libertar o homem da rebelião e da oposição contra Deus.
"Ou, porventura, continuaremos no pecado, para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós que morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?" Romanos 6:2
"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29
"Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus."
João 3:36
Quando alguém recebe Jesus como Senhor, essa pessoa vem do mundo, e sua mente ainda está cheia de doutrinas humanas, ensinamentos distorcidos, comportamentos e sentimentos que precisam ser transformados.
Ao receber Cristo, a pessoa se dispõe a ser ensinada por Ele, ou seja, a ser transformada pela Palavra de Deus. No entanto, a transformação é contínua, porque a santidade de Deus é infinita, e sempre haverá aspectos da vida que precisam ser ajustados ou corrigidos.
Esse processo é chamado de santificação: uma caminhada progressiva de alinhamento com a vontade e os ensinamentos de Cristo.
Mas surge uma questão importante: como fica o erro doutrinário nessa situação? E como se dá o processo de santificação diante do pecado e da resistência à Palavra de Deus?
Essa é uma reflexão que vamos dar continuidade no próximo ponto, analisando especificamente o processo de santificação quando há desobediência ou erro doutrinário.
🛑 Ponto 3: O enganado na doutrina desobedece a Deus e peca
Quando alguém é enganado em relação à doutrina, ou seja, entende de forma equivocada os ensinamentos de Cristo ou recebe falsos ensinamentos, essa pessoa não está seguindo a verdade de Deus. Ao agir ou viver segundo essa falsidade, ela desobedece a Deus e, portanto, padece o pecado.
A Palavra de Deus precisa ser obedecida, pois a Bíblia foi escrita para instruir o homem em toda a verdade e conduzi-lo à vida em Cristo. O Espírito Santo é dado para guiar na verdade, revelando o caminho correto e corrigindo desvios.
Diante disso, esses princípios são fundamentais para compreendermos que o engano doutrinário não é apenas um erro, mas uma ação maligna, que afasta o homem do caminho da verdade, que é Cristo.
Os falsos profetas e as heresias são instrumentos do diabo, usados para desviar o homem da verdade. Quando uma pessoa se deixa influenciar por eles, ela passa a aceitá-los como guias e mestres, permitindo que seus ensinos substituam a verdadeira instrução da Palavra de Deus e o ensino de Cristo.
Quando Deus fala através de Sua verdadeira igreja, entendendo-se corretamente igreja como pessoas, e ensina a verdade, e essa verdade é rejeitada, na realidade não é o mensageiro que está sendo rejeitado, mas o próprio Deus que fala através dele.
Ao negar a verdade, a pessoa nega o ensino de Cristo, se coloca em oposição a Ele e recusa submeter-se à vontade de Deus. Não é a vontade do mensageiro ou da doutrina humana, mas a vontade e o ensino de Deus.
Quando Deus fala através de Sua igreja, entendendo-se corretamente igreja como pessoas, ou mesmo quando fala através de pessoas que não fazem parte da igreja, e essa verdade é rejeitada, na realidade não é o mensageiro que está sendo rejeitado, mas o próprio Deus que fala através dele.
Ao negar a verdade, a pessoa nega o ensino de Cristo, se coloca em oposição a Ele e recusa submeter-se à vontade de Deus. Não é a vontade do mensageiro ou da doutrina humana, mas a vontade e o ensino de Deus.
Além disso, é o Espírito Santo quem ensina e guia o homem na verdade. Ao rejeitar a verdade, a pessoa nega também o ensino do Espírito Santo. Como diz a Bíblia:
"Ninguém pode dizer: ‘Jesus é Senhor’, a não ser pelo Espírito Santo."
1 Coríntios 12:3
Ainda que a Palavra de Deus seja falada pela igreja ou por alguém que não pertença à igreja, ela é falada pelo Espírito Santo. Mesmo que a pessoa usada pelo Espírito Santo não esteja em comunhão com Deus e não tenha a salvação, a mensagem é de Deus e deve ser recebida e obedecida.
Há uma sequência necessária na vida espiritual: a fidelidade a Deus faz com que o Espírito Santo habite e conduza o homem, e o Espírito Santo é quem revela a verdade de Deus.
Quando alguém segue apenas parcialmente o ensino de Cristo, ou seja, não decide seguir em tudo, na verdade não está seguindo a Cristo de forma alguma. O pecado permanece em sua vida, o Sangue de Jesus nao tirou o seu pecado (rebelião). O que existe, na prática, é apenas religiosidade e um falso conceito de ser cristão.
Quem não morre para o pecado não nasce para Cristo, e quem não morre para o pecado não aceita Jesus como Senhor e dono da sua vida. Ao resistir à Palavra de Deus, a pessoa nega a autoridade de Cristo sobre sua vida.
Por isso a Escritura alerta, de modo solene, que:
“Quem é injusto, que permaneça na injustiça; quem é impuro, permaneça na impureza; quem é justo, pratique a justiça; e quem é santo, santifique‑se.” (Apocalipse 22:11)
Portanto, o texto bíblico nos ensina que, se alguém desobedece a Deus em algo, deve desobedecer em tudo. Deve deixar de ir à igreja, deixar de orar, deixar de ler a Bíblia, deixar de participar da ceia e deixar de achar que é cristão.
Alguns pensam que, estando em pecado, basta apenas deixar de participar da ceia, mas a Escritura mostra que o pecado separa o homem de Deus, e a ceia significa comunhão com Ele. Portanto, não se trata apenas de deixar de participar da ceia, mas de reconhecer a sujeira completa de sua vida.
Como o texto diz, quem está sujo, suje-se mais, reconhecendo diante de Deus que está imundo, compreendendo a gravidade do pecado em sua vida, arrependendo-se, abandonando definitivamente o pecado, e assim seguir e permanecer na Palavra de Deus.
Para ilustrar isso, Jesus usou a Parábola do Fariseu e do Publicano:
“Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu, o outro publicano. O fariseu, estando em pé, orou consigo mesmo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens — ladrões, injustos, adúlteros — nem mesmo como este publicano.’ Mas o publicano, ficando à distância, nem ousava levantar os olhos para o céu; batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, pecador!’”
Lucas 18:10-13
Jesus concluiu que o publicano, e não o fariseu, foi justificado diante de Deus.
O fariseu representa hoje aqueles que não obedecem integralmente a Deus. Portanto, estão sujos pelo pecado e não abandonaram definitivamente o pecado. Querem se apresentar diante de Deus, participar da igreja e exercer práticas cristãs. Eles não têm o Espírito Santo de Deus e, por isso, não enxergam a sua imundície. O orgulho, especialmente o orgulho religioso, impede que reconheçam sua miséria e seu afastamento de Deus, e eles caminham a passos largos para o inferno.
O publicano, em contraste, reconhece que o pecado o separa de Deus. Ele entende sua condição, sua necessidade de salvação e a ação do Espírito Santo, que lhe revela a santidade de Deus. Isso o faz bater no peito e clamar: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador”. Ele reconhece seu pecado, sua situação de afastamento de Deus, e a presença santa de Deus leva o homem a identificar a sua própria realidade.
Portanto, aqueles que se opõem ao ensino e à doutrina verdadeira, aqueles que não têm a sua vida regenerada, transformada e em contínua transformação, são fariseus. Eles estão afastados de Deus, permanecem sujos no pecado e não reconhecem a sua própria imundície, vivendo em engano e orgulho religioso, ainda que sejam crentes, evangélicos, líderes religiosos, pastores ou exerçam funções na igreja, tenham dons, porém ainda pecam e resistem a verdade, dados a herisa e oposição a verdadeira doutrina.
⭐ Conclusão e Apelo
Amigo leitor,
o discípulo de Jesus é aquele que ouve a Palavra de Deus, se submete totalmente a ela e permanece na verdade. O verdadeiro filho de Deus é aquele que abandona o pecado, rejeita o engano, renuncia a toda forma de rebelião contra o Senhor e permanece fiel à doutrina de Cristo.
O ser humano só pode ser um verdadeiro filho da Palavra de Deus quando decide morrer para o pecado, renuncia a toda prática contrária ao evangelho e permite que o Espírito Santo transforme sua mente, seu coração e sua vida por completo.
O verdadeiro discípulo não é orgulhoso; ele é humilde. Ele tem uma aliança de fidelidade com Deus e, por isso, tem o Espírito Santo de Deus, que o guia a toda a verdade. Ele não permite que o orgulho religioso entre em sua vida, mas é um servo humilde que zela pela Palavra de Deus e pela santidade em seu viver. Busca a glória apenas para Deus em sua vida e não para si.
Não adianta dizer que é de Deus, praticar atos inerentes a um cristão, batizar, orar , ler a Bíblia, reunir com a igreja e pecar; não se submeter completamente ao ensino de Cristo; Não viver para conhecer e fazer a vontade de Deus; não ser perfeito para com Deus.
Portanto, receba esta mensagem de Deus na sua vida. Seja fiel a Cristo, custe o que custar. Abandone todo orgulho e siga fielmente aquilo que Jesus ensina em Sua Palavra, e tenha a vida eterna.
Digite no Google: Estudando a biblia com Pastor Rogerio. Acompanhe diariamente as mensagens de Deus. Compartilhe para que mais pessoas venham também ouvir a Deus.
"Dica: Alguns celulares têm a opção ‘Áudio’, pelos três pontinhos no topo da tela, que permite ouvir e acompanhar a leitura do conteúdo do blog."

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nome opcional