O Diabo É Atuante e Enganador: Esta Verdade Deve Ser Aplicada à Sua Vida
Versículo Base:
"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada Diabo e Satanás, que engana todo o mundo.' Apocalipse 12:9
Introdução
Se o ser humano conseguisse analisar o mundo hoje, identificaria o mal e o engano presentes. Tais componentes não procedem da vontade de Deus.
O engano foi implantado porque foi recebido no lugar da verdade. E isso aconteceu originariamente pelo ser humano, gerando assim um mundo corrompido, desviado da verdade e condenado.
É sobre isso que vamos falar: a importância e a necessidade de reconhecer, aceitar e aplicar a verdade de Deus, dando a ela o lugar que merece na vida humana.
Da decisão e da importância da decisão do ser humano em dar a Deus e à Sua Palavra o lugar e a importância que merecem, e assim ser curado do mal e do engano, evitando as consequências terríveis que essa condição impõe à humanidade.
1. O Engano da Separação Aparente
O ser humano normalmente entende que o mundo possui suas dificuldades, maldades e enganos. No entanto, ele tende a se colocar à parte dessas questões, acreditando que não faz parte do problema, ou mesmo que sua função seja apenas “melhorar o mundo”.
Essa percepção é um engano. É preciso entender que nenhum ser humano está separado do mal e do engano do mundo por simples vontade, identificação ou intenção. A verdadeira separação não acontece por aquilo que pensamos ou pela ideia de nossa mente de nos distanciarmos do mundo mau.
A separação do engano e do mal ocorre apenas por algo sobrenatural, fenomenal, radical: a aceitação da mensagem de salvação, a mensagem de libertação do pecado pelo sacrifício de Jesus Cristo. Somente com o entendimento perfeito dessa verdade, que transforma a mente e o coração, o ser humano é verdadeiramente liberto do engano e do mal do mundo.
Somente através dessa mudança radical proporcionada por Deus é que é possível experimentar uma separação real, permanente e eficaz, afastando-se do engano que permeia a humanidade.
“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.”
Provérbios 16:25
2. Por Que a Verdade Não É Aceita e É Distorcida
A responsabilidade de cada ser humano em relação a Deus e à Sua verdade é uma decisão pessoal. Cada indivíduo define sua postura diante de Deus e da Sua verdade. Esse é o exercício do livre-arbítrio, que determina se a pessoa se mantém no engano e consequentemente no mal ou aceita a verdade de Deus.
Mesmo a criação perfeita tinha liberdade para decidir. Lúcifer e outros anjos foram criados perfeitos, e decidiram se rebelar contra a verdade e contra Deus. Adão e Eva, também criados perfeitos, tomaram a mesma decisão. O resultado dessa escolha original afetou toda a humanidade: nascemos perdidos, afastados da verdade por natureza, herdando essa condição de nossos pais, Adão e Eva.
Portanto, cada ser humano enfrenta a mesma decisão: permanecer no pecado e no engano ou reconhecer e abraçar a verdade de Deus. Essa verdade se manifesta em Jesus Cristo e em Seu sacrifício na cruz, que é a fonte de toda a verdade e libertação do pecado.
Somente ao aceitar e aplicar essa verdade é possível escapar do engano, ser transformado e restaurado àquilo que Deus deseja para a humanidade.
“E a condenação é esta: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque suas obras eram más.”
João 3:19
3. A Verdade que Transforma a Mente Humana
Quando a mente humana recebe e aplica a verdade, ocorre uma mudança radical. Esta verdade que transforma a mente é a mensagem de salvação através de Jesus Cristo, e pode ser apresentada em cinco pontos fundamentais:
1. Deus criou o homem perfeito, com livre-arbítrio
O homem foi criado por Deus perfeito, com liberdade para escolher, capaz de decidir entre obedecer ou desobedecer à verdade divina.
Gênesis 1:27
2. O homem pecou e toda a raça humana ficou condenada e separada de Deus
Por causa do pecado de Adão e Eva, toda a humanidade nasceu afastada de Deus, herdando a condição de pecado e separação.
> Romanos 5:12
3. Jesus Cristo veio ao mundo e derramou Seu sangue na cruz para salvar e libertar o homem do pecado
O sacrifício de Jesus é a única forma de resgatar o homem do pecado, do engano e da condenação, restaurando-o à comunhão com Deus.
> Romanos 5:8
4. O homem reconhece o sacrifício de Jesus e abandona o pecado
A salvação depende do reconhecimento do sacrifício de Jesus e da decisão de abandonar o pecado, aceitando a verdade e o perdão de Deus.
Marcos 16:16
5. O homem é salvo, em comunhão com Deus, e recebe a vida eterna
Ao aplicar a verdade de Deus em sua vida, o ser humano é restaurado à comunhão com Deus e recebe a vida eterna, vivendo em liberdade do pecado e do engano.
1 João 2:25
4. A Batalha Espiritual entre o Engano e a Verdade
Existe uma guerra constante entre o bem e o mal, que ocorre na mente e no coração do homem. Aqui, “coração” deve ser entendido em sentido poético e conotativo, referindo-se ao centro do entendimento, das emoções e da decisão do ser humano.
O Diabo faz de tudo para:
1. Manter o homem no pecado e no engano, impedindo-o de reconhecer e abraçar a verdade de Deus;
2. Quando o homem encontra a verdade, o inimigo busca impedir que ela seja aplicada, tentando levá-lo a desistir, se desviar ou abandonar a prática da verdade na vida cotidiana.
Essa batalha ocorre de forma contínua e exige do ser humano vigilância e firmeza na fé. Como Jesus disse:
“Vigiai, porque o diabo vosso adversário anda ao redor, rugindo como leão, buscando a quem possa devorar; resisti-lhe firmes na fé.”
1 Pedro 5:8-9
A aplicação desta passagem mostra que a luta espiritual não é apenas teórica: é uma realidade ativa e constante, em que o homem precisa resistir firmemente, mantendo-se fiel à verdade de Deus e ao sacrifício de Jesus Cristo, tanto para não permanecer no engano quanto para não se afastar da verdade já recebida.
A vitória nesta batalha depende do compromisso constante com a verdade, do entendimento do sacrifício de Jesus Cristo e da aplicação prática dessa verdade na vida diária. Somente assim o ser humano permanece protegido, firme na fé e liberto do engano e do pecado.
A vida espiritual exige luta, esforço e dedicação. Como diz a Palavra:
“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; Porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”
Mateus 7:13-14
Quando o ser humano luta, se esforça e se dedica, ele está reconhecendo a importância de Deus e da Sua verdade. A verdade precisa ser provada na prática, para que seja real, e não apenas declarada.
Os heróis da fé são exemplos claros de que a verdade de Deus, Deus e Sua Palavra estão acima de tudo. Eles demonstraram na prática que é possível viver segundo a verdade, mesmo diante de dificuldades, provações e oposições.
Como alguém poderia provar ou testificar a verdade sem demonstrá-la na vida prática? Se o ser humano não é capaz de aplicar e viver de acordo com a verdade, ele, na realidade, não possui esta verdade. Somente aqueles que praticam, resistem e perseveram demonstram que a verdade de Deus é real, eficaz e transformadora, permitindo ao homem retornar à condição para a qual foi criado, curado do engano e do pecado, e em plena comunhão com Deus.
Conclusão
Amigo leitor, a verdade é a vida, e essa verdade é Cristo.
Por isso, tome uma decisão enquanto ainda há tempo: escolha seguir a verdade que é Cristo com sinceridade e honestidade, entregando a Ele seu coração e sua mente.
Coloque Deus, que é a fonte de toda a verdade, acima de tudo.
E entenda: colocar Deus acima de tudo é colocar a verdade acima de tudo, porque Deus é a verdade. Isso significa colocá-Lo acima dos seus desejos, acima das suas vontades, acima das suas preferências, acima das pressões do mundo e acima até mesmo de você mesmo.
Decida viver pela verdade, sofrer pela verdade, perseverar na verdade — e, se for necessário, morrer pela verdade. Pois somente quem coloca Deus e Sua verdade acima de tudo demonstra, na prática, que realmente pertence a Ele.
Se você fizer isso, seu destino será a vida eterna, a comunhão com Deus e a restauração plena para a qual você foi criado.
Mas, se você não colocar Deus e Sua verdade acima de tudo, você inevitavelmente será enganado, viverá na ilusão, permanecerá no erro, e no final receberá o resultado dessa decisão: a condenação eterna.
Decida seguir a verdade — que é Jesus — Seus ensinos que estão na Bíblia, custe o que custar; e assim você terá a vida eterna.
Digite no Google: Estudando a biblia com Pastor Rogerio. Acompanhe diariamente as mensagens de Deus. Compartilhe para que mais pessoas venham também ouvir a Deus.
"Dica: Alguns celulares têm a opção ‘Áudio’, pelos três pontinhos no topo da tela, que permite ouvir e acompanhar a leitura do conteúdo do blog."

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nome opcional