quinta-feira, 26 de junho de 2025

Ouça Jesus e Lute Por Sua Alma

 


Ouça Jesus e Lute Por Sua Alma


**Versículo Base:** Marcos 16:15-16 - "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."

Introdução: Sua alma em Jogo; Uma Batalha pela Eternidade


Em um mundo onde o barulho das distrações e as promessas de satisfação instantânea nos cercam por todos os lados, poucas coisas parecem ter a capacidade de nos fazer parar e refletir sobre o que realmente importa. Mas e se houvesse algo tão crucial, tão determinante para o seu destino, que desconsiderá-lo seria o maior erro da sua existência? Algo que definirá onde você passará a eternidade – em uma alegria indescritível ou em um sofrimento inimaginável?

Esta mensagem não é apenas um texto; é um despertar. É um chamado urgente para a mais importante luta que você enfrentará: a luta pela sua alma. Baseada nas verdades inabaláveis da Palavra de Deus, ela desvenda o plano divino para a salvação, expõe as artimanhas do inimigo para nos desviar e revela o verdadeiro significado de seguir a Jesus.

Prepare-se para confrontar suas crenças, desafiar o engano e mergulhar nas profundezas de um evangelho que exige tudo, mas promete a vida eterna. Sua jornada para a eternidade começa agora. Você está pronto para lutar? Então ouça o que Jesus te diz  

Pontos


1. Aimportância de se ouvir o que Jesus diz.


Esta palavra livra do inferno, pois é uma palavra de Deus, é o que Jesus Cristo disse e diz, e Jesus é Deus. Não despreze a Deus! Existe algo mais importante que ouvir o que Deus diz? Não sejamos loucos! Sem que você perceba que é ele que está  te falando,  o diabo vai te dizer para não ouvir isso, mas Deus, na pessoa do Espírito Santo, vai te dizer: "Ouça, porque são as palavras de Deus".

Ouvir as palavras de Jesus Cristo liberta do engano e do inferno. Compreender essa verdade clara é o primeiro passo para vivê-la e compartilhá-la."

Não é possível alguém que não tenha o entendimento cegado, não entender o que Jesus está dizendo. O diabo não deixa a pessoa refletir sobre as palavras de Deus, e o ser humano que não tem interesse nelas de verdade, não reflete; na verdade, busca fugir o mais rápido possível daquilo que elas estão a lhe dizer. O diabo busca tirar da mente (coração) da pessoa a palavra de Deus, ou torcê-la, impedindo que seja entendida.


Jesus está dizendo aos seus seguidores que pregassem o evangelho: quem cresse no evangelho e fosse batizado seria salvo. Mas por que é preciso crer no evangelho e ser batizado para ser salvo?


Em primeiro lugar, é preciso que você creia em Deus, pois se você não acreditar em Deus, estará acreditando que Deus mente. Você não pode dizer que Jesus mente. Se você disser que não é preciso crer no evangelho e ser batizado para ser salvo e não condenado, você estará dizendo que Jesus mente. Há outro Jesus que não seja o da Bíblia? Alguém pode inventar um Deus para si próprio? Portanto, é o Deus da Bíblia, o único Jesus, que diz que você precisa crer no evangelho e, a partir daí, ser batizado para ser salvo e não condenado.


O que está bem claro nas palavras de Jesus é que os que o seguem, ou seja, os seus discípulos, devem pregar o evangelho. Diz que aqueles que cressem no evangelho e fossem batizados seriam salvos e não condenados. Hoje, no mundo, estamos vivendo uma grande guerra espiritual; em nosso país, o Brasil, estamos vivendo uma guerra. Querem de qualquer forma impedir que o evangelho seja pregado e que pessoas ouçam e sejam batizadas e, consequentemente, salvas. As pessoas que pregam o evangelho já estão sendo perseguidas, presas e mortas em países socialistas e islâmicos, como noticiam não as redes de televisões sustentadas pelo poder econômico, mas as informações provenientes de fontes alternativas.



2. A Essência da Verdadeira Conversão


O crer na palavra de Deus, ou seja, crer naquilo que Jesus Cristo diz, produz um comportamento cristão. Quem crer será batizado, quem crer será um discípulo de Jesus e irá pregar o evangelho, ainda que seja perseguido, preso ou morto, como aconteceu no passado e hoje já está acontecendo, por se tratar de dias finais.


Mas o diabo se opõe de duas formas. O diabo tenta impedir que o evangelho seja pregado e também engana a respeito do evangelho, apresentando um falso evangelho. As duas formas são ações do inferno para impedir a salvação de pessoas.


Dentre inúmeros enganos do diabo a respeito do evangelho, uma delas é batizar bebês. A prática de batizar crianças que não podem entender o evangelho é algo que anula, contradiz aquilo que Jesus ensina. O batismo de crianças que não podem compreender o evangelho impede que o verdadeiro batismo aconteça, sendo substituído por algo enganoso e sem fundamentação bíblica.


Mas por que uma pessoa não entenderia algo tão explícito e claro na palavra de Deus? Como alguém não teria a capacidade de entender algo que, para não se entender, seria preciso abrir mão de toda a racionalidade, abrir mão da razão e toda a capacidade de entendimento? A razão para se rejeitar aquilo que é claríssimo, aquilo que até uma criança na idade da razão entende facilmente, é o orgulho.


O orgulho é o que cega o entendimento. Lúcifer se rebelou contra Deus quando optou em receber o orgulho em seu ser, pois antes era um ser perfeito criado por Deus. Adão e Eva inseriram o pecado no mundo quando optaram pelo orgulho em seus corações, negligenciando a palavra de Deus para buscarem a opção que os exaltavam. O orgulho é a natureza do diabo, enquanto que a humildade é o sentimento que a Bíblia diz que devemos ter em nossos corações.


Filipenses 2:5-8 - "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz."


Tiago 4:6 - "Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: 'Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes'."


O orgulho é optar por si próprio entre a vontade de Deus e a sua própria; ou seja, entre buscar a vontade de Deus ou a sua própria, optar por pecar (desobedecer). O orgulho é a preocupação com o "eu" acima da vontade de Deus, é a busca da exaltação do seu ser e não da pessoa de Deus. Quando alguém coloca a si próprio acima de Deus, a sua vontade acima da vontade de Deus, este peca (se rebela contra a vontade de Deus). Você só estará colocando Deus acima de si próprio, a vontade de Deus acima da sua própria, quando for preciso morrer para pregar o evangelho, fazer ou deixar de fazer qualquer outra coisa. Se assim você o fizer, significa obedecer a Deus custe o que custar. Vai precisar abrir mão dos prazeres, do sexo, do dinheiro ou qualquer outra coisa que venha a se colocar entre você e a vontade de Deus. Não se iluda, só mesmo a provação poderá demonstrar quem você realmente é.


Lucas 22:31-34 - "Simão, Simão, Satanás pediu a vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos. Mas ele respondeu: 'Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte'. Respondeu Jesus: 'Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece'."


Simão, que passou a se chamar Pedro, andava com Jesus o tempo todo, era um dos discípulos de Jesus, mas não era convertido, tanto é que Jesus disse que quando ele se convertesse de verdade apascentasse os irmãos. A provação veio provar que Pedro não era convertido. Pedro, entre morrer e testemunhar de Cristo, optou em preservar sua vida.


Não se iluda, achando que é convertido porque foi batizado, por frequentar uma congregação, falar de Jesus, orar, ler a Bíblia, cantar louvores a Deus. Todas essas coisas devem fazer parte da vida do cristão, mas não são apenas elas que demonstram que você é realmente um convertido. Você estará realmente convertido ao caminho que é Cristo se passar pela provação, se você colocar Deus acima do dinheiro, sexo, da vida e da morte, ou de qualquer outra coisa; se, diante de todas as coisas, você optar por testemunhar que realmente é um seguidor de Cristo.



3. O Significado do Batismo e a Luta Contra o Engano


O orgulho é a opção entre ser bom ou mal, salvo ou perdido. O orgulho é o caminho que cega o entendimento e conduz ao engano, enquanto que a humildade é o caminho que possibilita a reflexão na palavra de Deus e o entendimento da verdade.


Não é possível que alguém que não esteja cegado pelo diabo não venha a entender o que é o batismo, o que significa, o que o batismo representa.


Atos 2:38 - "Pedro respondeu: 'Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo'."


Mateus 3:5-8 - "A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região ao redor do Jordão. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: 'Raça de víboras! Quem lhes deu a ideia de fugir da ira que se aproxima? Deem fruto que mostre arrependimento!'"


O Batismo significa o perdão dos pecados e o arrependimento. O batismo é chamado de o batismo do arrependimento. Portanto, um bebê não pode ser batizado, pois não pode se arrepender, sendo um batismo nulo, anátema, contrário aos ensinos de Cristo.


Vejam que existe o engano do diabo em duas formas: evitando que se fale do evangelho de Cristo, ou disseminando um falso evangelho. No início da igreja primitiva, a tática era perseguir e matar os cristãos; mais tarde, veio inserindo um falso evangelho. Hoje, além de inserir um falso evangelho, volta a perseguir e matar os cristãos.


Somente aquele que abandonar o orgulho e colocar Deus em primeiro lugar na sua vida, acima do dinheiro, do sexo, dos prazeres, de si próprio, este irá caminhar no verdadeiro evangelho e ser fiel a Deus nas provações.


Quando alguém acolhe o orgulho em seu coração, como fizeram Lúcifer, Adão e Eva, irá contaminar seu coração; cegar seu entendimento ao verdadeiro evangelho; será enganado; abraçará doutrinas contrárias à palavra de Deus; não passará nas provas; pecará. Mas quando seu objetivo for viver para a glória de Deus, acima de si próprio; quando sua decisão for fazer a vontade de Deus acima da sua própria vontade; quando você decidir-se por obedecer a Deus, custe o que custar, seu entendimento será aberto, você não será enganado, será guiado pelo Espírito Santo de Deus, vencerá as provações e não pecará.




4. O Verdadeiro Evangelho: Um Caminho de Sacrifício e Recompensa Eterna


Com certeza o diabo vai dizer ao seu ouvido, na sua mente, que é impossível não pecar, porque o diabo quer te levar ao pecado. O diabo quer te enganar a respeito do evangelho, pois sabe que só o verdadeiro evangelho pode te salvar, e o seu objetivo é te levar para o inferno. Se você tiver em teu coração o desejo de fazer a vontade de Deus custe o que custar, de cara, você percebe o engano do diabo. Você entenderá que o pecado é o pior para sua vida e que a vontade de Deus é o melhor. Você sentirá prazer em fazer a vontade de Deus, ainda que esta lhe custe um preço. A Bíblia nos ensina que o convertido é aquele que faz a vontade de Deus, ainda que esta lhe custe a sua própria vida, que o convertido é aquele que faz a vontade de Deus, ainda que esta lhe custe o que é mais precioso, como foi o caso de Abraão.


Gênesis 22:9-12 - "Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: 'Abraão! Abraão!' 'Eis-me aqui', respondeu ele. 'Não toque no rapaz', disse o Anjo. 'Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho'."


O falso evangelho lhe trará uma vida sossegada, uma vida de realizações próprias, uma vida de prazer. O falso evangelho te fará uma pessoa de Deus sem precisar morrer para si mesma, sem precisar sofrer, ser humilhada, chorar; trará uma vida que você, no seu homem interior, deseja. Para aqueles que estão mais voltados para si próprios do que para Deus, é muito mais fácil acreditar num falso evangelho do que no evangelho verdadeiro. Lutar contra o sistema do mundo não é fácil; melhor, na concepção dos que desejam o engano, é um evangelho mais light, ou seja, mais ameno, mais fácil. O falso evangelho não é o da porta estreita, e sim o da porta larga.


Mateus 7:13-16 - "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram. Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?"


Mas o verdadeiro evangelho é aquele que exalta a Deus. O verdadeiro evangelho é quando podemos demonstrar com nossas vidas que realmente amamos a Deus e que Deus é mais precioso que tudo, é digno de sofrermos por ele, de morrermos por ele, de nos humilharmos por ele. A Bíblia nos mostra que o verdadeiro cristão é aquele que abre mão de tudo para ser fiel a Cristo, para fazer a vontade de Deus; esse é o prazer da sua vida, o objetivo dela.


Mateus 13:44 - "O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo."


O verdadeiro evangelho te fará um soldado. Não tenha um entendimento errado a respeito desta palavra, não tenha um entendimento fantasioso a respeito do significado do termo soldado, um entendimento distante da realidade do que esta palavra significa de verdade. Você já deve ter assistido a algum filme que relata a realidade de uma guerra, o sofrimento, perigo e terror do que é uma guerra. Há uma guerra por sua alma, esta guerra é incessante. Esta guerra determinará o lugar onde você passará sua eternidade, no lugar onde não há palavras para descrever o tamanho da maravilha que é o céu e da mesma forma o lugar que não há palavras que possam descrever o terror e o sofrimento eterno que é o inferno. Entenda, conscientize-se que aquele que segue a Cristo, está lutando contra o diabo e o pecado, para não perder esta guerra e assim não perder a salvação da sua alma. Esta luta é diária, não apenas diária, mas a todo instante, a todo momento. Nossas mentes são bombardeadas por enganos, tentações, propostas, que nos levam ao orgulho, ao pecado. Será preciso estar alerta, vigiando o tempo todo.


Efésios 6:11-18 - "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos."


1 Pedro 5:8 - "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;"


Você precisa entender que a vida não é uma brincadeira, que a vida não é um descanso, mas uma guerra por sua alma, por sua decisão a respeito de si próprio e Deus. Decida-se por Deus e não por si próprio e lute para manter esta decisão. Seja zeloso pela palavra de Deus, pois é ela que vai lhe conduzir à vitória. Ore o tempo todo e vigie o tempo todo, pois assim você estará obedecendo a Deus e lutando contra o diabo.


Salmos 119:105 - "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."


1 Tessalonicenses 5:17 - "Orai sem cessar."



5. A Eternidade e a Graça de Deus


Não se iluda, esta vida é passageira e não sabemos quanto tempo de vida nós teremos, mas ainda que vivêssemos cem anos, nossa vida aqui seria breve em relação à eternidade e passageira. Deus tem uma vida eterna para aqueles que aqui forem fiéis. Não é aqui o lugar de nosso descanso, não é aqui que vamos sorrir para sempre, não é aqui o lugar em que não sentiremos cansaço, o lugar que Deus enxugará toda a lágrima, o lugar que não sofreremos mais.


Apocalipse 21:3-8 - "E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tenha sede, de graça lhe darei a fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."


Deus criou o ser humano perfeito, mas com livre arbítrio. Adão e Eva permitiram que o orgulho contaminasse seus corações, olhando para si próprios em vez de olharem para Deus. Preocuparam-se mais com eles próprios do que com a realização do propósito de Deus (vontade de Deus em suas vidas) e, em consequência, formaram a si próprios, recriaram suas naturezas antes perfeitas numa outra natureza. Todos nós nascemos com a natureza de nossos pais, Adão e Eva, nascemos pecadores e afastados de Deus. Mas Deus, antes mesmo que o homem pecasse, já havia providenciado um grande sacrifício, o maior de todos. Seu filho Jesus viria se humilhar e morrer na cruz para que nossa natureza fosse recriada, voltando ao estado original. Adão e Eva tinham a natureza de Deus e por uma decisão transformaram suas naturezas. Nós nascemos com a natureza caída, contaminada, e por uma decisão podemos mudá-la. Esta decisão é reconhecer o sacrifício de Jesus na cruz pelos nossos pecados e abandoná-los, ou seja, converter ao caminho da obediência a Cristo, o que vale dizer, arrepender-se dos pecados. Esse é o evangelho de Jesus, o verdadeiro evangelho que o diabo não quer que seja pregado ou entendido. Acredite neste evangelho e seja batizado, ou seja, demonstre pelo batismo o arrependimento do pecado e um novo nascimento para uma vida de fidelidade a Cristo, obedeça a Cristo a começar pelo batismo.


Conclusão e Apelo

Esta mensagem é a palavra de Deus que pode salvar a sua alma do inferno e levá-la à vida eterna com Deus. Esta palavra não é uma mensagem religiosa, não é algo que o homem criou, mas é aquilo que Jesus diz. Que esta mensagem faça parte da sua essência, do seu ser, que venha a ser a fonte de todas as suas ações, pensamentos e sentimentos. Que esse evangelho possa ser vivido e pregado por você, conforme Jesus nos ensina. Lute por este evangelho, viva para este evangelho para que daqui a uns dias você possa ser recebido por Deus para uma vida eterna de alegria e felicidade eterna. Que Deus te abençoe.



Obs: Digite no Google: estudando a Bíblia com pastor Rogerio. Acompanhe diariamente as mensagens de Deus. Compartilhe para que mais pessoas venham também ouvir a Deus. 


"Dica: Alguns celulares têm a opção ‘Áudio’, pelos três pontinhos no topo da tela, que permite ouvir e acompanhar a leitura do conteúdo do blog."







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome opcional