Título da mensagem:
A Bíblia irá Prevalecer.
Versículo base:
“Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; e ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)
Introdução
Deus é bom, Deus é tudo, mas muitos fogem ao ouvir falar Dele ou do nome de Jesus, porque o inimigo odeia este nome e teme o poder que nele há. Não há como se relacionar verdadeiramente com Deus sem ouvi-Lo. Assim como não é possível se relacionar com uma pessoa sem ouvi-la, também não é possível se relacionar com Deus. Deus é pessoal e se revela em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Desde a criação, o diabo agiu para que a voz de Deus não fosse ouvida e obedecida, ou seja, para que não prevalecesse. Mas o desejo próprio e o orgulho impediram que a Palavra de Deus prevalecesse na vida de Adão e Eva. E assim, o homem tomou o caminho do engano. Por isso, as pessoas continuam caminhando enganadas, vivendo segundo seus próprios desejos, sem permitir que a voz de Deus prevaleça em suas vidas.
Se a Palavra de Deus não prevalecer na vida de alguém, este não poderá se relacionar verdadeiramente com Deus, estará no engano, afastado de Deus, que é a verdade. E o destino é afastado de tudo que é bom. É o inferno, onde o tormento, o sofrimento, o desespero e tudo que é ruim se manifestarão de uma maneira tão intensa, insuportável, que não há palavras que possam definir tamanho horror.
Por isso, ouça o que Deus quer falar com você. Não permita que o seu desejo próprio e o orgulho o impeçam. Que a Palavra de Deus prevaleça em sua vida. Que a verdade prevaleça.
🟦 Ponto 1 – O orgulho e o desejo próprio impedem que a Palavra de Deus prevaleça em sua vida.
O desejo próprio e o orgulho impedem que Jesus — que é o caminho, a verdade e a vida — dirija a tua vida. E, quando isso acontece, o engano se manifesta. O diabo se aproveita da disposição do ser humano em priorizar sua própria vontade, mantendo um sentimento de orgulho que faz com que a Palavra de Deus não tenha o peso e o valor que lhe é devidos.
Adão e Eva tinham ouvido a Palavra de Deus, mas o Diabo colocou algo que impediu que a Palavra de Deus prevalecesse na vida deles. Quando o Diabo disse: “Se comerem do fruto, sereis conhecedores do bem e do mal”, o verbo “ser” aponta para o desejo de ser por si mesmos, de ter destaque próprio.
Eles queriam ser, queriam um lugar de destaque, queriam honra e glória para si mesmos. E este orgulho é o mesmo orgulho que levou à queda de Lúcifer, do próprio Diabo. O orgulho desvia o coração do homem, impedindo que a Palavra de Deus tenha autoridade e prevaleça na sua vida. E quando a Palavra de Deus não prevalece, o que prevalece é o engano.
A Palavra de Deus, que é Jesus, só poderá prevalecer em sua vida quando você matar o seu eu — o desejo próprio, o orgulho e a vontade de buscar destaque e glória para si mesmo. Somente ao abrir mão do “eu” é que Jesus poderá ser verdadeiramente o seu mestre, guiando a tua vida com autoridade e verdade.
“Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.” João 12:25
“Já não vivo eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20)
Ou você vive a sua vida, ou vive a vida de Cristo.
Não há como conciliar os dois. Não é possível misturar a sua vontade com a vontade de Deus, nem colocar um pouco da sua vontade e um pouco da vontade de Cristo. Ou é você, ou é Cristo. A vida verdadeira só se manifesta quando Cristo vive em você, dirigindo cada pensamento, cada escolha e cada ação. Negar o próprio eu é o caminho para que a vontade de Deus prevaleça e a Palavra de Deus tenha autoridade em sua vida.
“Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. (Mateus 16:24)
Portanto, o seu eu é inimigo de Cristo, é a expressão do orgulho, é a manifestação do diabo. Ele te enganará e conduzirá ao inferno, a menos que o Eu Sou, que é Deus, seja a sua vida.”
🟦 Ponto 2 – O que é aceitar Jesus como seu mestre
Para que uma pessoa receba a salvação, é necessário morrer e nascer de novo. Morte do eu, do orgulho e da própria vontade, para que Cristo nasça em você. Essa decisão de se entregar a Cristo, de conhecê-Lo e buscar fazer a vontade de Deus, conduz à obediência e à transformação de toda a vida — é o ensino de Cristo.
Quando você decide seguir Jesus, reconhecendo Seu sacrifício na cruz, entendendo que nasceu pecador e condenado pelo pecado de Adão, e aceita esse sacrifício, abandonando o pecado e escolhendo viver para conhecer e fazer a vontade de Deus, você está aceitando Jesus como o senhor da sua vida, seu salvador e mestre.
Jesus passa, então, a ser o guia de sua vida, ensinando Sua vontade para que você possa obedecer, e conduzindo-o pelo caminho da verdade e da vida eterna.
“Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.” (João 3:3)
“O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” (João 3:6)
Quando alguém morre e nasce de novo, nasce zerado. Assim como um bebê recém-nascido não traz consigo filosofias, valores ou aprendizados anteriores, o cristão que nasce de novo começa do zero. Ele deixa de viver segundo o mundo, seus próprios valores e princípios, e passa a viver segundo Jesus Cristo, de acordo com o que está revelado na Bíblia.
A Bíblia é a fonte de toda a informação a respeito de Deus, pois é inspirada por Ele, e nela encontramos a verdade que guia a vida do cristão transformado.
Se alguém ainda se apega ao passado, às tradições do mundo ou aos próprios desejos, é porque não nasceu de novo. Nascer de novo significa morrer para o eu, abandonar os valores e princípios humanos e passar a viver totalmente segundo Cristo, guiado pela Palavra de Deus.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)
“Portanto, desejai, como meninos recém-nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele cresçais para a salvação.” (1 Pedro 2:2)
🟦 Ponto 3 – Sujeição ao ensino de Cristo pela Igreja
A pessoa que segue Jesus deve ser aprendiz e discípula, submetendo-se ao ensino de Cristo, transmitido pela Igreja. Deus deixou na Igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres para instruir, corrigir e conduzir o povo no caminho da verdade.
A Bíblia diz que o discípulo entende que a instrução e a correção são essenciais para crescer na fé e na santidade. Porém, o orgulhoso rejeita a instrução, porque o orgulho impede de reconhecer a necessidade de aprender. Ele prefere seguir sua própria vontade e permanece no engano, afastado da verdade.
Versículos de referência:
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.”
(Efésios 4:11-12)
“Obedecei a vossos pastores e sede submissos a eles; porque velam por vossas almas, como quem há de dar conta delas; para que o façam com alegria, e não gemendo, porque isso não vos seria proveitoso.”
(Hebreus 13:17)
“O princípio da sabedoria é o temor do Senhor; os insensatos desprezam a instrução.”
(Provérbios 1:7)
“Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido.”
(Provérbios 12:1)
“Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!”
Mateus 28:19-20
Mas aquele que não deseja, como recém-nascido, o leite espiritual, que é o ensino de Cristo, não nasceu de novo, porque toda criança que nasce deseja ardentemente o leite. Se você não deseja o ensino de Cristo com ardor, é porque o orgulho, o seu eu e os próprios desejos impedem que você seja como um bebê, que renasceu e anseia pelo ensino de Deus.
🟦 Ponto 4 – O prevalecer da Palavra de Deus
O Espírito Santo de Deus conduz o ser humano à verdade e ao ensino da Palavra de Deus, fazendo com que a Palavra prevaleça em sua vida. Por outro lado, o diabo age para combater a Palavra de Deus, trazendo engano, falsos ensinos e interpretações distorcidas da vontade de Deus.
A pessoa recebe o Espírito Santo de Deus através do novo nascimento — pela morte do eu, do orgulho e da própria vontade, permitindo que apenas a vontade de Deus prevaleça. Quem não se submete a isso não recebe o Espírito de Deus, porque Ele é dado somente àqueles que Lhe obedecem:
“E nós somos testemunhas destas coisas, e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”
Atos 5:32 – Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Quem está guiado pelo Espírito Santo tem a verdade, conhece a vontade de Deus e vive conforme a verdade clara. Quem não recebe o Espírito por não abrir mão da própria vontade, do orgulho e do eu, será envolvido pelo engano e não se sujeitará à verdade da Palavra de Deus, conforme a Bíblia alerta:
“…dissensões e heresias…”
Gálatas 5:20 – Almeida Revista e Corrigida (ARC)
“…e os que fazem estas coisas não herdarão o Reino de Deus.”
Gálatas 5:21 – Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Por isso, a Igreja deve estar unida na mesma doutrina, pois onde há divergência na doutrina, constitui-se uma ação do diabo.
Ninguém pode ir contra a Palavra de Deus, pois ir contra ela é ir contra Deus. A Palavra de Deus deve prevalecer na sua vida. Caso contrário, você será opositor a Deus.
🟢 Conclusão e Apelo
A Palavra de Deus precisa prevalecer na sua vida e na vida de todo aquele que deseja a salvação. Para isso, é necessário:
A morte do eu, do ego, do orgulho e do desejo próprio;
O novo nascimento, que só é possível àqueles que se sujeitam à morte da própria vida;
Negar-se a si mesmo, permitindo que Deus seja a sua vida, o seu propósito e o seu Mestre;
Em consequência, haverá o batismo, que representa a morte do velho homem e o arrependimento verdadeiro;
Congregação na igreja, pois o ensino de Cristo vem através da igreja;
Concordância e aprendizado, pois quem tem o Espírito Santo de Deus é elevado à verdade;
Comunhão com a verdadeira igreja e estudo da Palavra de Deus;
Desejo ardente de conhecer e viver conforme o ensino da Palavra de Deus.
Tome esta decisão hoje: arrependa-se dos pecados, seja batizado, participe da igreja, estude a Bíblia e receba o ensino da Palavra de Deus. Deseje ardentemente o conhecimento e permita que a Palavra de Deus prevaleça em sua vida.
✨ Entenda que você jamais pode se opor àquilo que Deus diz.
Deus não abre mão da Sua vontade, e não se sujeita àquilo que é contrário a Ela.
Você precisa se sujeitar à vontade de Deus, pois somente assim a Palavra d’Ele prevalecerá em sua vida. Nada substitui a necessidade de fidelidade à Bíblia, não se engane.
Caso contrário, no inferno você conhecerá e entenderá que jamais poderia se opor a Deus, pois ninguém resiste à Sua soberania, e toda rebeldia contra a Sua Palavra leva à condenação eterna.
Digite no Google: Estudando a biblia com Pastor Rogerio. Acompanhe diariamente as mensagens de Deus. Compartilhe para que mais pessoas venham também ouvir a Deus.
"Dica: Alguns celulares têm a opção ‘Áudio’, pelos três pontinhos no topo da tela, que permite ouvir e acompanhar a leitura do conteúdo do blog."

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nome opcional