domingo, 16 de março de 2025

A Parábola da Túnica Velha Remendada.




A Parábola da Túnica Velha Remendada. 


Havia um homem que possuía uma túnica muito antiga, cheia de rasgos e manchas. Certo dia, ele percebeu que sua veste estava suja e rasgada e decidiu buscar um remendo novo para cobrir os buracos. Ele encontrou um tecido limpo e brilhante, cortou pequenos pedaços e os costurou sobre os rasgos. Por um tempo, parecia que sua túnica estava renovada.


Porém, com o passar dos dias, a túnica velha começou a rasgar ao redor dos remendos novos, pois o tecido velho e sujo não conseguia suportar a força do novo. A cada dia, ele precisava colocar mais remendos, mas os buracos só aumentavam. Cansado, ele voltou ao alfaiate que lhe dera o tecido e perguntou:


— Por que os remendos novos não resolveram o problema da minha túnica?


O alfaiate respondeu:


— Porque o problema não é o remendo, mas a túnica inteira. Se quer estar realmente vestido de forma digna, precisa abandonar a túnica velha e vestir-se de uma nova.


O homem, finalmente entendendo, jogou fora sua túnica velha e vestiu uma nova veste, limpa e pura. A partir daquele dia, nunca mais precisou de remendos.




Explicação Bíblica


Essa parábola ilustra que o verdadeiro arrependimento não é apenas pedir perdão por um pecado específico e depois continuar pecando, mas sim abandonar definitivamente o pecado e viver em santidade.


Jesus disse:

"Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha, porque semelhante remendo rompe a veste, e faz-se maior a rotura." (Mateus 9:16)


Cristo não veio para fazer pequenos ajustes em uma vida pecaminosa, mas para dar uma vida nova, sem pecado.


1. O Verdadeiro Arrependimento Envolve o Abandono do Pecado


A palavra grega para arrependimento no Novo Testamento é metanoia (μετάνοια), que significa mudança completa de mente e direção. Não é apenas sentir tristeza pelo pecado, mas deixá-lo para trás de forma definitiva.


"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." (Provérbios 28:13)


A palavra hebraica para deixar nesse versículo é ʿāzab (עָזַב), que significa abandonar completamente, largar, não voltar atrás. Ou seja, não se trata apenas de reconhecer os pecados, mas de parar de praticá-los, todas elas. 


2. Arrependimento é Morte para o Pecado


"Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6:11)


O apóstolo Paulo ensina que o verdadeiro convertido morre para o pecado. Se alguém continua pecando voluntariamente, então nunca abandonou o pecado de verdade.


Quando Paulo fala em Hebreus 10:26 sobre pecar voluntariamente, ele não está estabelecendo dois tipos de pecado, mas fortalecendo a ideia de que todo pecado é voluntário. Isso está em conformidade com o Novo Testamento, que ensina que a lei de Deus agora está escrita no coração (Hebreus 8:10; Jeremias 31:33), tornando o pecado uma escolha consciente de desobediência.



Se alguém está "morto para o pecado" (Romanos 6:2), significa que, assim como um morto fisicamente não pode agir, uma pessoa morta para o pecado não pode mais pecar. A morte para o pecado é a cessação total e definitiva da prática do pecado. Não há espaço para a ação de pecar, assim como um cadáver não pode fazer nada. Portanto, quem está morto para o pecado, não tem mais a capacidade de pecar. Isso elimina completamente a ideia de que o crente pode continuar pecando após o arrependimento e pedindo perdão. 


O verdadeiro arrependimento não é apenas pedir perdão pelos pecados, mas abandonar o pecado definitivamente. Assim como o homem da parábola teve que jogar fora sua túnica velha, a pessoa arrependida deve abandonar completamente o pecado e viver uma nova vida em Cristo. Lembrando que o pecado é desobediência, rebeldia, infidelidade, iniquidade. Continuar cometendo pecado é continuar na iniquidade, rebeldia, transgressão. 


Quem tenta "remendar" sua vida pecaminosa com pedidos de perdão sem uma mudança real, está apenas adiando a transformação que Deus deseja. O chamado de Cristo é para deixar a velha vida para trás e viver de forma santa e irrepreensível diante de Deus.


A verdade bíblica é clara:


1. A Parábola do Remendo Novo ensina que não se pode tentar remendar a vida velha; é necessário abandonar completamente o pecado.



2. Quem é nascido de Deus não comete o pecado e não pode pecar, pois sua natureza foi transformada (1 João 3:9).



3. A Escritura foi escrita para que ninguém peque de maneira nenhuma (1 João 2:1).



4. O verdadeiro arrependimento exige abandonar o pecado completamente (Provérbios 28:13).



5. Jesus ordenou que o pecado fosse deixado de forma definitiva (João 8:11).



6. O novo nascimento significa que a velha vida de pecado foi completamente deixada para trás (2 Coríntios 5:17).




Portanto, o verdadeiro convertido não está mais na condição de pecador e não vive mais na desobediência a Deus.


3. O Verdadeiro Arrependimento Exige o Abandono Completo do Pecado


Texto Bíblico


Provérbios 28:13

"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa (עָזַב - ʿāzab), alcançará misericórdia."


Explicação


O verbo hebraico ʿāzab (עָזַב) significa abandonar completamente, largar de vez, rejeitar totalmente.


O texto não diz "deixar um pecado", mas abandonar a condição de pecador.



Portanto, a misericórdia de Deus só é alcançada por aqueles que deixam o pecado completamente.




4. Jesus Ordena Que o Pecado Seja Abandonado de Maneira Definitiva


Texto Bíblico


João 8:11

"Nem eu te condeno; vai-te e não peques mais." (μηκέτι ἁμάρτανε - mēketi hamartane)


Explicação


O verbo ἁμάρτανε (hamartane) está no imperativo presente, que isoladamente indicaria uma ação contínua.


O advérbio μηκέτι (mēketi) significa "nunca mais", dando ao mandamento um sentido absoluto.



Ou seja, Jesus não estava dizendo para "pecar menos", mas para nunca mais voltar ao pecado.


Explicação Linguística


No grego, o imperativo pode aparecer em dois tempos principais:


1. Imperativo Aoristo: Dá uma ordem para uma ação pontual e completa.


Exemplo: γράψον (grapson) → "Escreve!" (uma vez, agora).



2. Imperativo Presente: Dá uma ordem para uma ação contínua ou habitual.


Exemplo: γράφε (graphe) → "Continua escrevendo!" (de forma contínua ou repetitiva).


Em João 8:11:


Jesus diz à mulher: "μηκέτι ἁμάρτανε" (mēketi hamartane).


μηκέτι (mēketi) significa "nunca mais" ou "de agora em diante, de maneira alguma".


ἁμάρτανε (hamartane) está no imperativo presente, que isoladamente indicaria uma ação contínua (ou seja, "pare de continuar pecando").



Porém, quando o imperativo presente vem acompanhado de uma negação forte como μηκέτι (mēketi), o sentido muda:


O Significado Correto


Jesus não estava apenas dizendo "pare de pecar continuamente", mas "NÃO PEQUE MAIS EM HIPÓTESE ALGUMA!"


Ou seja:

Ele usou o imperativo presente com a negação μηκέτι, que transmite a ideia de cessação definitiva do pecado como um todo.



4. A Relação entre Perdão e Salvação 


A relação entre perdão e salvação: A Bíblia ensina que a salvação está diretamente ligada ao perdão dos pecados. O ato de ser perdoado é um dos principais componentes da salvação, e sem perdão, a pessoa não é salva. Um texto claro que fala sobre isso é Efésios 1:7: "Em quem temos a redenção, pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça."


Efésios 1:7 deixa claro que a redenção (salvação) vem pela remissão dos pecados (perdão). Portanto, não há salvação sem perdão. Se a pessoa não for perdoada, ela permanece em seus pecados e, portanto, não pode ser salva.

De acordo com o texto cada vez que a pessoa pede perdão seria salva. Porém na realidade não é assim cono pode parecer a primeira vista, pois a Bíblia trata o arrependimento do pecar e não de um pecado específico e por isso esse tipo de arrependimento não é perdoado. Foi o que Jesus disse para a mulher: "Vá e não peques mais", e não: vá e não adúltere mais. Caso contrário à mulher teria que voltar a Jesus e pedir perdão por cada pecado específico e continuar até o fim da sua vida neste ciclo.  Esta ideia é irracional, louca. É óbvio que Jesus diria a ela: Vá e não peques mais definitivamente, como falou. 


Se uma pessoa pede perdão por um pecado específico, mas depois comete outro e pede perdão novamente, isso mostra que ela não abandonou o pecado, apenas trocou um pelo outro. 


Biblicamente, não há diferença entre os pecados no sentido de separação de Deus (Tiago 2:10). Se alguém pode continuar pecando e pedindo perdão por pecados diferentes, então, logicamente, poderia fazer o mesmo pecado repetidamente e continuar pedindo perdão sem realmente mudar, o principio é o mesmo.  


Isso revela que o verdadeiro arrependimento não é apenas deixar pecados individuais, mas abandonar a atitude de pecar. O arrependimento genuíno não é por um ato isolado, mas pela condição de pecador.


Conclusão 


Pare de se enganar! Se você acha que pode pecar, pedir perdão e continuar nesse ciclo infinito, saiba que você ainda está preso no pecado e não está salvo. Isso é uma loucura espiritual, uma mentira diabólica para manter você longe de Deus!


Se arrepender de um pecado aqui e outro ali é inútil, porque enquanto você não se arrepender de pecar como um todo, você continua sendo um pecador, um escravo do pecado. Deus não aceita esse jogo sujo!


Ou você abandona o pecado de uma vez por todas, ou você está perdido. O pecado separa de Deus, e sem arrependimento verdadeiro, você caminha direto para o inferno!


Acorde! Não brinque com sua alma! Arrependa-se de verdade, entregue-se totalmente a Deus e saia desse engano agora! enquanto ainda há tempo.



Um comentário:

  1. Deus o mundo tanto amou que lhée deu seu próprio filho para que todos o que nele crê encontre a vida eterna..palavra da salvação.....

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