sábado, 1 de novembro de 2025

A LOUCURA ESCONDIDA.


A LOUCURA ESCONDIDA. 


Em um hospital psiquiátrico, dois médicos faziam a ronda. Entraram numa sala onde alguns pacientes estavam sentados, cada um perdido no próprio mundo. O psiquiatra resolveu fazer um teste rápido de lucidez.

O médico perguntou ao primeiro paciente:  

— Você crê em mim?

O paciente com toda a convicção respondeu serenamente— Não, não creio que o senhor existe, doutor. O senhor não é real. 

O médico olhou para o enfermeiro: — Pode levar. Continua o tratamento.


Chegou ao segundo:


— Você crê em mim?


O paciente sorriu, ajeitou o cabelo e respondeu tranquilo: — Claro que creio que o senhor existe, doutor.


O médico olhou para o enfermeiro: — Pode levar. Continua o tratamento.


Chegou ao terceiro:


— E você? Crê em mim?


O homem respondeu com firmeza: — Creio no que o senhor diz, doutor.


O médico, sério, falou apenas uma frase:


— Vai estourar uma bomba aqui nesta sala daqui a trinta segundos.


Silêncio.

O homem respirou fundo, olhou para o teto, esticou as pernas, se acomodou melhor na cadeira e disse:


— Eu acredito. Mas vou ficar aqui mesmo.


O médico anotou no prontuário: — Leva também. Continua o tratamento.


Foram ao quarto. O doutor perguntou:


— E você? Crê em mim?


— Creio no que o senhor diz, doutor.


O médico repetiu a mesma frase:


— Vai estourar uma bomba aqui nesta sala daqui a trinta segundos.


O homem abaixou a cabeça e respondeu:


— Eu acredito, doutor. Vai estourar, pois acredito no Senhor. Mas eu não consigo levantar. Eu vou morrer aqui.

O médico disse a ele: “Não, você consegue, você tem condições para isso, você pode andar, você tem toda a condição de se levantar daqui e correr.”


O paciente respondeu: “Não, doutor, eu não tenho condições,” permanecendo lá.


O médico suspirou: — Leva ele também. Continua o tratamento.


Quando estavam terminando, entrou um quinto paciente, trazido por um enfermeiro. Ele nem sabia do que se tratava. O médico perguntou:


— Você crê em mim?


— Creio, doutor. Creio no Senhor. 


— Vai estourar uma bomba aqui nesta sala daqui a trinta segundos.


O homem nem discutiu. Pulou da cadeira, abriu a porta, empurrou gente, chamou os outros, gritou para saírem, correu para fora, empurrando quem estava no caminho.


O médico observou e disse ao enfermeiro:


— Vai atrás dele… dá alta pra esse.

Esse está curado.



REFLEXÃO


Há pessoas que acreditam ser normais, mas vivem presas a uma loucura que não enxergam. O mundo hoje está louco, e os loucos não sabem que são loucos. Esta parábola prova, por meio de uma argumentação lógica, a loucura das pessoas — a loucura de um mundo em que muitos se julgam normais. 

O Deus da Bíblia afirma que o diabo cegou o entendimento dos incrédulos. Por isso é importante que você reflita — se conseguir — para perceber algo que é lógico, claro e racional; coisa que muitos jamais compreenderão, e morrerão na loucura. Morrerão loucos, como a grande maioria deste mundo, embora ele tenha sido criado perfeito.


🟢 O primeiro louco

O primeiro louco respondeu que não cria na existência do médicco. 


Por uma analogia, negar que Deus existe é loucura. Como poderia um mundo perfeito, cheio de detalhes precisos, com seres humanos capazes de pensar, sentir e amar, surgir do nada, de algo que não tem inteligência? Isso é impossível. Que Deus existe é óbvio. Qualquer discussão contrária a isso é absurda.


Tentar convencer alguém do contrário é como discutir algo evidente. É como tentar converser alguém que pedra não é água. Tentar explicar algo tão óbvio a alguém que não entende não é saudável do ponto de vista psicológico, tambem. Se o médico ficasse discutindo com o louco, ele também seria louco. Ele evidentemente não faz isso. Ele dá o remédio, ou trata das causas da loucura. 

Portanto, não vamos agir como loucos. Negar Deus não é apenas irracional, é insanidade. O óbvio não precisa de explicação.


Diz o louco no seu coração: não há Deus.

Salmos 14:1 – Tradução Nova Almeida Atualizada (NAA)


🟡 O segundo louco


O segundo paciente respondeu ao médico: “É claro que eu creio que o senhor existe.”


Em relação a Deus, responder que acredita na existência de Deus, quando se trata de crer em Deus, ou entender desta forma, é loucura. É a mesma coisa que aconteceu com o paciente ao responder ao médico. E seria a mesma coisa que aconteceria se alguém perguntasse a você: “Você crê em mim?” e você respondesse: “É claro que eu creio que você existe.”


A existência de Deus é óbvia, incontestável, indiscutível. O ponto não é apenas reconhecer a existência, mas crer no que Deus diz.

Muitas pessoas se sentem bem com Deus apenas por crer que Ele existe. Isso é loucura, porque é como alguém perguntar: “Você crê em mim?” e a pessoa responder: “É claro que eu creio que você existe”, saindo satisfeita consigo mesma, achando que fez algo relevante ou digno de exaltação.


🔵 O terceiro louco


O terceiro paciente respondeu ao médico: “Eu creio no senhor, doutor, creio no que o senhor diz.”


Mas, quando o médico avisou que estouraria uma bomba, ele permaneceu no mesmo lugar.


Isso é uma loucura evidente. São aqueles que dizem que creem em Deus, que creem no que Deus diz, que conhecem a Bíblia, mas não obedecem. Eles afirmam: “Eu creio”, mas continuam fazendo o que querem, ignorando a realidade.


É a mesma coisa que alguém dizer: “Eu creio no que você está dizendo”, e mesmo assim permanecer diante de uma bomba prestes a explodir. Ou está mentindo, ou é completamente louco. A fé sem obediência é ilusão, e a razão básica nos mostra que permanecer assim é insanidade pura.

A Bíblia diz: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem porém desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.” (João 3:36).

Assim como o paciente que diz crer no médico, mas não age diante do perigo, muitas pessoas dizem que creem em Deus e na Bíblia, mas pecam( desobedecem) à Jesus, e assim permanecem debaixo da ira de Deus. 


Ficar diante de uma bomba prestes a explodir é menos grave do que permanecer debaixo da ira de Deus por toda a eternidade. Crer e pecar é ilusão e loucura, porque a fé verdadeira não é apenas acreditar, mas agir conforme a verdade de Deus.


🟢 O quarto louco


O quarto paciente dizia que crê no que o médico dizia, mas apenas em parte. Quando o médico avisou que uma bomba iria explodir, ele afirmou que não podia fugir, alegando falta de condições físicas.


Ou seja, embora declarasse acreditar no médico, ele preferiu acreditar naquilo que queria acreditar. O médico disse que ele tinha condições de correr, mas ele não crê verdadeiramente, permanecendo parado. Esta contradição entre o que se diz e o que se faz é loucura.


Da mesma forma, muitas pessoas crêem na Bíblia e reconhecem que o pecado leva à condenação, mas quando se trata de abandonar o pecado, elas não conseguem crer que podem obedecer. Elas fazem uma miscelânea de pensamentos, acreditam parcialmente, confundem doutrinas e não compreendem aquilo que é lógico e racional.


Elas não conseguem escapar do pecado, assim como o paciente não consegue fugir da bomba, porque a mente se perde em contradições. Esta é loucura espiritual, uma incapacidade de entender e agir conforme a verdade de Deus.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra.” 

2 Timóteo 3:16-17


🟢 O quinto paciente (já curado)


O quinto paciente já estava curado. Ele crê no que o médico disse e obedeceu imediatamente. Por isso, foi dada alta, pois estava realmente curado e não apresentou loucura.


Da mesma forma, aqueles que assumem um compromisso de fidelidade à Palavra de Deus, reconhecendo o sacrifício de Jesus na cruz e abandonando definitivamente o pecado, recebem cura para a mente. Eles saem da loucura que o diabo promove e se tornam aptos a compreender a Palavra de Deus com clareza, discernimento e entendimento racional.


 “E nós somos testemunhas destas coisas, e também o Espírito Santo, que Deus dá àqueles que lhe obedecem.” — Atos 5:32


O Espírito Santo conduz à toda a verdade, dando entendimento, sabedoria e discernimento espiritual. Por isso, não precisamos de interpretações humanas limitadas; aqueles que obedecem à Palavra de Deus têm capacidade de compreender racionalmente a Escritura e agir conforme ela, vivendo com clareza e sabedoria espiritual.


🟣 Conclusão e Apelo


Amigo leitor, muitas pessoas vão para o inferno sem saber que estão indo para lá. Elas acreditam ser de Deus, constroem uma ideia de Deus que as faz parecer boas, salvas, ou que mantém a vida do jeito que elas querem, preservando seu status de boa pessoa para viver para o próprio ego ou buscar glória pessoal, fazendo a própria vontade.


Na realidade, elas se enganam. São loucas, porque não reconhecem a verdade.


O que este texto traz para você é uma chamada à reflexão e à racionalidade, para que você compreenda sua real condição diante de Deus.


Acredite na verdade: somente uma vida de fidelidade aos ensinos de Jesus, conforme registrados na Bíblia, pode lhe proporcionar saúde mental e entendimento verdadeiro.


Somente um compromisso de fidelidade a Deus concede o Espírito Santo, que guia à toda a verdade e dá entendimento, sabedoria e discernimento espiritual, permitindo que você viva com clareza, obediência e segurança na Palavra de Deus.

O mundo jaz do maligno”

— 1 João 5:19


Morrer para o pecado é temer a Deus; quem não o faz não teme a Deus.

Provérbios 1:7 — “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a disciplina.”

A não fidelidade a Bíblia é loucura. 

"Despertai-vos do erro, vós que dormis, e para que não vos domine a loucura, sede santos no trato vosso, e não pequeis; porque alguns não têm o conhecimento de Deus. Digo isto para vos envergonhar."

– 1 Coríntios 15:34 (ARA)


Você precisa refletir na Palavra de Deus e avaliar sua vida, refletindo com honestidade e com plena disposição de moldá-la, custe o que custar, segundo a Bíblia, para que a loucura não se instale em sua mente sem que você a perceba.


Você precisa viver conforme a Bíblia, não conforme padrões humanos ou seu próprio entendimento. É necessário abandonar o orgulho, morrer para o seu próprio entendimento e seguir aquilo que Jesus diz.

Se você não consegue entender a Bíblia, se a distorce, se segue heresias, se interpreta erroneamente, se discorda da verdadeira Igreja, se não tem comunhão com ela, é porque o seu entendimento está cegado. Você precisa assumir um compromisso de fidelidade a Deus e conhecer a Palavra de Deus, conhecer, crer e viver integralmente tudo o que a Bíblia ensina.

O deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” — 2 Coríntios 4:4

O verdadeiro Evangelho é aquele em que há arrependimento dos pecados, e o pecado é abandonado de maneira definitiva. A pessoa vive em fidelidade à Palavra de Deus, morre para si mesma, para sua própria exaltação e vontade, e nasce para viver exclusivamente para a glória e a vontade de Deus. Sem essa decisão de fidelidade, de morrer para si e viver para Deus, a cegueira espiritual permanecerá, o Espírito de Deus não se fará presente, e a pessoa estará louca e condenada.

Creia verdadeiramente em Deus. Não seja louco. 



Digite no Google: Estudando a biblia com Pastor Rogerio. Acompanhe diariamente as mensagens de Deus. Compartilhe para que mais pessoas venham também ouvir a Deus. 

"Dica: Alguns celulares têm a opção ‘Áudio’, pelos três pontinhos no topo da tela, que permite ouvir e acompanhar a leitura do conteúdo do blog."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome opcional