quarta-feira, 24 de setembro de 2025

DESAFIO A OUVIR A VERDADE QUE VEM DE DEUS

 


DESAFIO A OUVIR A VERDADE QUE VEM DE DEUS



📖 Versículo base:

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”

(2 Pedro 1:20-21)



🌈✨ Esta mensagem é um apelo à honestidade — honestidade do pensamento.


Honestidade do pensamento é a disposição de encarar a verdade dentro de si, sem fugir ou distorcer aquilo que a consciência e a razão mostram.


A desonestidade interior acontece quando a pessoa, sabendo o que é certo e verdadeiro, escolhe ignorar, justificar ou evitar essa reflexão para não confrontar aquilo que não deseja aceitar.




Introdução


Vivemos em dias em que muitas vozes competem por nossa atenção: vozes de tradições, de opiniões, de ideologias, de sentimentos pessoais. Mas há apenas uma voz que é absolutamente verdadeira e fiel: a voz de Deus, revelada em Sua Palavra.


A ideia de que Deus não se comunique com o homem é absurda. Isso fugiria à razão, traria limitação a Deus, tornaria a criação sem propósito e transformaria o Criador em um ser sem vida, porque todos os seres viventes se comunicam. Como, então, o Criador não o faria? É impossível pensar que o Deus vivo, que fez todas as coisas, não falaria ao homem que Ele criou.


O desafio aqui proposto não vem de homens, mas do próprio Deus, que falou através das Escrituras inspiradas pelo Seu Espírito. A Bíblia não é fruto de imaginação ou opinião humana, mas a revelação divina que nos mostra a verdade.


Ouvir ou não a verdade que vem de Deus, e recebê-la ou não, determinará quem você será e também o seu destino eterno após a morte. A verdade é que temos expectativas em relação ao nosso tempo de vida. Porém, o certo é que podemos morrer a qualquer momento. Não sabemos qual dia partiremos desta vida.



🌟💫 Primeira verdadeDeus não abre mão da Sua vontade


A vontade de Deus é soberana e imutável. O ser humano não pode negociar com Deus, nem moldar sua vontade aos próprios interesses. Por isso, ou a pessoa se rende a Deus completamente, ou está contra Ele. Não existe meio termo.


 “Qualquer que pratica o pecado também pratica a iniquidade, porque o pecado é iniquidade.”

(1 João 3:4)


 “…apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”

(Mateus 7:23)


Deus criou o mundo perfeito e deu livre-arbítrio ao homem, para que a grandeza, a bondade e a perfeição de Deus se manifestassem pela essência do que Ele é, e que essa essência fosse a causa da escolha do homem. A obediência e a decisão pelo bem deveriam surgir do reconhecimento do caráter divino, e não por imposição de Deus.


Daí a existência do livre-arbítrio, que torna possível ao homem escolher entre o bem e o mal, entre a fidelidade a Deus ou a rebelião contra Ele, e é essa liberdade que determina sua responsabilidade, sua relação com Deus e seu destino eterno.


Portanto, o ponto central da existência humana e do seu destino eterno é o pecado. O pecado ou a fidelidade a Deus determinam. Esta decisão é o centro da vida do homem nesta fase terrena. Tudo gira em torno desta escolha. É o que determina quem o homem é, para onde ele vai, e qual a sua decisão em relação à aceitação de quem Deus é e à sua relação com Ele.


O pecado nega a autoridade absoluta de Deus. Qualquer pecado jamais será aceito por Deus, porque Ele não pode ser tolerante nem conivente com o pecado. Se Deus aceitasse qualquer tipo de pecado, Ele estaria sendo cúmplice. A vontade de Deus é a eliminação completa do pecado, e para isso Ele enviou Jesus Cristo, Seu Filho, que se fez homem e derramou Seu sangue na cruz. A aceitação de qualquer pecado, sem a sua eliminação completa, diminuiria o valor do sacrifício de Jesus e o poder que há no sangue de Cristo.


Deus não pode permitir o pecado, pois isso negaria a Sua autoridade e corromperia Sua santidade, e Deus é supremo e incorruptível. Permitir o pecado diminuiria o sacrifício de Jesus e negaria o poder do Seu sangue.


Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”

(João 1:29)


“O Senhor tem o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.”

(Salmos 103:19)




🌟💫 Segunda verdade: O Diabo Usa o Engano para Manter o Homem no Pecado


A grande complexidade da vida e a batalha que enfrentamos é que a humanidade já nasce com a natureza pecaminosa herdada de Adão. O diabo usa o engano para manter o homem nesta condição, impedindo que o sacrifício de Jesus seja plenamente reconhecido e eficaz na transformação da vida do ser humano. 


Romanos 5:12

"Portanto, como o pecado entrou no mundo por um homem, e pela morte o pecado, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram".


1 Pedro 5:8

 "Sede sóbrios, e vigiai; porque o vosso adversário, o diabo, anda ao derredor, bramando como leão, buscando a quem possa devorar."



🌟💫 A Estratégia do Diabo


O objetivo do diabo é manter o homem no pecado e conduzi-lo à condenação eterna. A estratégia que ele utiliza é a manutenção do orgulho na vida do homem, que é a sua natureza. O instrumento usado para isso é o engano.


Toda a estrutura do mundo e da vida humana foi formada sob a influência do diabo, que é chamado de príncipe deste mundo. O orgulho, mantido pelo engano, faz com que o homem atribua a si mesmo e a Deus posições que não lhes são devidas, desviando-o da submissão à autoridade divina.


Sem reconhecer que Deus é supremo e que o homem não é nada por si só, o ser humano torna-se vulnerável, permitindo que o engano o mantenha no pecado e o conduza à condenação eterna.


📖 Versículos Bíblicos


Apocalipse 12:9 (NVI-PT):

“O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.” 


 João 8:44 (NVI-PT):

 “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar os desejos dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.”


 Isaías 14:13-14 (NVI-PT):

“Tu dizias no teu coração: ‘Subirei aos céus; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da assembleia me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao Altíssimo.’”


O diabo conhece a natureza do homem. Ele sabe o que está dentro dele, que é a sua própria natureza corrompida. Ele oferece ao homem aquilo que ele deseja, alimentando o seu ego e explorando o prazer carnal. Utiliza-se de toda forma de engano para mantê-lo preso ao pecado e afastá-lo da vida eterna e da comunhão verdadeira com Deus. Através do engano do diabo, o homem pensa que está bem. Mas seu entendimento está cegado para aquilo que ele realmente é e para o destino eterno que o espera.


📖 2 Coríntios 4:4

 "O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus."


📖 Provérbios 14:12

"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte."



🌟💫 O Diabo Apresenta um Falso Evangelho e Utiliza-se de Falsos Profetas


O diabo apresenta um falso evangelho, para que as pessoas creiam que estão bem com Deus, sem, contudo, abandonar definitivamente o pecado. Para isso, ele se utiliza de falsos profetas, que são inspirados pelo espírito do engano, que é o diabo, de forma sutil, ardilosa e quase imperceptível para aqueles que são descuidados e negligentes em relação à sua salvação, e que não têm Deus e a sua palavra como fundamento de suas vidas.


O ser humano, em sua grande maioria, opta pelo evangelho que lhe parece agradável, aquele que promete uma vida de prazer, satisfação, que alimente o seu ego, lhe dê status e não exija obediência, renúncia, perseguição ou sofrimento. Assim, ele abraça um evangelho que não glorifica verdadeiramente a Deus, que não é real e que mantém o pecado em sua vida.


📖 2 Timóteo 4:3-4

 "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas."





🌟💫 Terceira Verdade: É preciso morrer para a própria vontade e viver exclusivamente para conhecer e fazer a vontade de Deus


É preciso entender que a humanidade, a partir do momento que o pecado entrou no mundo, nasce com uma natureza pecaminosa, uma natureza caída, e sua vontade é naturalmente má. Portanto, é preciso morrer para a própria vontade e nascer para viver exclusivamente a vontade de Deus. Isso é o que Jesus explica quando fala sobre o novo nascimento: nascer do Espírito, e não segundo a carne.


📖 João 3:3

 "Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."


📖 João 3:6

 "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito."


O grande problema e o grande engano do diabo é que o ser humano recebe um evangelho falso, onde o pecado não é abandonado definitivamente e a pessoa não morre completamente para sua própria vontade. Isso acontece justamente porque esse evangelho não mata o ego e a carnalidade por completo. O ego quer ser exaltado, e a carne quer viver. Somente a verdade pode libertá-lo. Mas se ele não ama a verdade, essa verdade não poderá libertá-lo. Se ele não coloca a verdade acima de tudo, o que implica colocar Deus acima de tudo, essa verdade manterá vivo o seu velho homem, embora ele possa acreditar naquilo que não é verdadeiro e manter-se no engano, adaptando o evangelho à sua própria vontade.


É duro para a carne e para o ego, mas é a verdade que tirará o homem do engano e do caminho da condenação. A verdade é que não é possível, neste mundo, viver uma vida de fidelidade a Deus, experimentar a salvação e abraçar o evangelho verdadeiro sem o sofrimento, sem a perseguição, sem a renúncia, sem o esforço, sem a determinação, sem a coragem, sem a guerra ferrenha contra o ego e a carnalidade, sem um zelo ardente pela Palavra de Deus e sem uma guerra contra o mundo.


É mais fácil tapar os ouvidos a esta verdade e não ser radical em relação à vida espiritual e à vida eterna, ouvindo um evangelho mais ameno que lhe dá a sensação de estar salvo e mantém seu status de pessoa de Deus, sem, contudo, dificultar sua vida, exigir a morte da própria vontade ou fazê-lo abrir mão do que realmente deseja para si, e, pelo contrário, trazer-lhe aquilo que ele não deseja.


Porém, quando se escolhe a verdade, escolhe-se Deus. A vida é uma decisão que você precisa fazer. A verdade é que Deus é tudo: perfeito, soberano, supremo, excelso, digno de todo louvor, toda honra, toda glória e toda adoração. A sua vontade precisa ser feita com prazer acima de qualquer coisa. E o homem? Ele não é nada sem Deus, depende de Deus, não pode viver sem Ele, não pode viver sem a vontade de Deus, e não pode viver sem glorificá-lo e apresentar sua vida como sacrifício vivo. Deus é merecedor. Essa decisão levará o homem à vida plena, à vida eterna, à vida maravilhosa e indescritível.


Porém, o contrário revelará ao homem a sua maldade, a sua deteriorização, a sua podridão, afastando-o da santidade, da verdade, da justiça e de Deus. O oposto é, portanto, distante da santidade e distante de Deus.


Esta é a verdade de Deus, porque a verdade provém de Deus. Deus é a fonte de toda verdade, e estas palavras estão fundamentadas na Bíblia, que é a revelação de Deus e tem se comprovado como a verdadeira revelação do Criador.


📖 2 Coríntios 5:15 – "E ele morreu por todos, para que os que vivem já não vivam para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou."


📖 1 Coríntios 5:17 – "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."


📖 2 Timóteo 3:16-17 – "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra."



🌟 Conclusão e Apelo


O homem precisa tomar uma decisão. É preciso abandonar o pecado, morrer definitivamente para a própria vontade e viver exclusivamente para conhecer e fazer a vontade de Deus.


A vida espiritual é uma batalha, uma guerra contra o ego, a carnalidade e as forças do mal. A Bíblia afirma que o Evangelho é árduo, é de luta, mas é o único caminho para a vida eterna.


Optar pelo bem exige sofrimento, renúncia, coragem e esforço constante. Mas este sofrimento vem acompanhado da presença de Deus, da alegria de glorificá-lo e da verdadeira satisfação espiritual.


Caso o homem opte por manter o seu ego, manter a sua vontade e não eliminar o pecado definitivamente de sua vida, estará optando pelo mal e pelo destino eterno que separa o homem definitivamente de Deus e de tudo que é bom. Portanto, a decisão é clara: abraçar a verdade custe o que custar, e a verdade vem de Deus; amar a Deus sobre todas as coisas, reconhecer aquilo que Ele realmente é, ou enganar-se e perder-se eternamente.


Não permita que o diabo o engane, procrastinando a decisão que você deve tomar. A vida é curta, e não sabemos nem o dia nem a hora da nossa partida deste mundo. Portanto, faça uma aliança com Deus.




Abandone seus pecados.

Confesse sua situação de infidelidade a Deus.

Assuma uma aliança de fidelidade a Cristo e aos Seus ensinamentos, conforme a Bíblia.

Seja batizado no arrependimento, caso ainda não tenha sido.

Seja fiel à Bíblia e ao verdadeiro Evangelho, que traz a mensagem de fidelidade e abandono definitivo do pecado.

Viva para levar esta mensagem a outros, tirando-os da condenação eterna.

Reúna-se com aqueles que estão fiéis ao evangelho da fidelidade à palavra de Deus.


E assim tenha a vida eterna com Deus. 




Digite no Google: Estudando a biblia com Pastor Rogerio. Acompanhe diariamente as mensagens de Deus. Compartilhe para que mais pessoas venham também ouvir a Deus. 


"Dica: Alguns celulares têm a opção ‘Áudio’, pelos três pontinhos no topo da tela, que permite ouvir e acompanhar a leitura do conteúdo do blog."





2 comentários:

  1. Conquistar a salvação não é uma batalha fácil, pois é necessário renunciar os prazeres pecaminonos deste mundo. A palavra de Deus diz que depois de João Batista, o reino de Deus é tomado por violência, e só os fortes se apoderarão dele, ou seja, tomarão posse do reino de Deus só aqueles que resistir até a morte. Apocalipse 2:10.

    ResponderExcluir

  2. 📖 2 Timóteo 3:16-17 – "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra." MIRTES

    ResponderExcluir

Nome opcional