domingo, 4 de outubro de 2020

GRACA, FÊ E OBRAS

 



Graça, Fé e Obras  

Quero trazer a palavra de Deus, pois só ela pode salvar e libertar. Quero também alertar para os falsos profetas, para a ação do diabo, no intuito de enganar, iludir, pois este, é mestre no engano, na mentira. Portanto, exorto que seja prudente, atento, zeloso por aquilo que Deus diz em sua palavra.  

           O Diabo tentou enganar a Jesus com a própria bíblia, quando tentou Jesus no deserto, e usando a bíblia, no salmo 91, tentou induzir Jesus a se atirar do alto pináculo do templo.  Portanto, aquele que não entender que existe uma guerra, uma luta, do engano contra a verdade, que só vencerá aquele que for fiel a Jesus Cristo, que é a palavra de Deus encarnada, este que não viver essa verdade estará perdido.   

             O Diabo quer a condenação das pessoas, quer lançá-las no inferno, portanto, tentara enganar em relação a questão da salvação, do ensino de Jesus a respeito da salvação. Usará pessoas, falsos profetas, orgulhosos, que não aceitam a verdade, muito pelo contrário, se levantam contra os verdadeiros profetas de Deus. Quero abordar com você agora a questão da salvação. A salvação é pela fé ou pelas obras? O que a bíblia diz a respeito? 

              Em primeiro lugar quero dizer que Deus é luz e a luz clareia, já o diabo coloca as coisas de forma dúbia, sem clareza, misturadas, para enganar. É preciso muita atenção ao texto bíblico, zelo, carinho, cuidado, concentração em relação a palavra de Deus. É preciso considerar a palavra de Deus, como Deus falando, pois, a palavra de Deus é Deus falando conosco, pois Deus da mesma forma que vê, ouve e fala. 

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 
Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 
Efésios 2:8,9 

                O diabo como eu disse, é enganador. Você lê o texto bíblico, e na sua mente ele busca lançar uma ideia, um entendimento diferente daquilo que a palavra de Deus diz.  Você precisa ler a bíblia com o desejo de fazer a vontade de Deus custe o que custar, caso contrário, será enganado. Jesus ensina:  

Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. 
Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo. João 7:16,17 

                   Se alguém não busca conhecer a vontade de Deus para cumpri-la custe o que custar, não entenderá a doutrina, ou seja, o ensino, a palavra, a vontade de Deus. Por isso, a igreja dos últimos dias é apostata, desviada da verdadeira doutrina, pois, não tem uma conversão genuína, portanto, não é a verdadeira igreja, mas  tem o nome, não ama verdadeiramente a Cristo, pois quem ama obedece.  

Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos até ele e faremos nele nosso lar. Joao 14.23 

Vejamos o texto bíblico 

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 
Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 
Efésios 2:8,9. 

           A inspiração maligna tende a torcer as escrituras. Esse texto geralmente é usado somente com os versos 8 e 9 excluindo-se o verso seguinte:   

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 
Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:8-10 

          É preciso entender que o homem pecou e a consequência do pecado é a morte. Não haveria como o homem ter a oportunidade da salvação se o salário do pecado não fosse pago, pois o ser humano criado perfeito, optou pela desobediência a Deus e a santidade de Deus exigia o afastamento eterno de sua presenca, pois, Deus é Santo, Santo, Santo. Mas sabedor do presente passado e futuro, pois o tempo é algo para nós e não para Deus que transcende o tempo, antes mesmo do homem pecar, Deus já proveu o sacrifício que faria a expiação pelo pecado, ou seja, Jesus viria para pagar o pecado do homem, mas não de todos, somente daqueles que recebessem seu sacrifício expiatório.   

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso. Romanos 6:23 

              Portanto, nada o homem poderia fazer para ser salvo, senão fosse o sacrifício de Jesus. Por isso salvação só em Cristo e exclusivamente pela sua graça. Por isso pela graça sois salvos diz o texto, para aqueles que estão em Cristo.  

               Mas a graça é por meio da fé. Se não houver fé, não haverá graça, ou seja, a pessoa não será alcançada pela graça. Mas a fé só é possível porque houve a graça. Tudo parte da misericórdia e do amor de Deus que enviou seu Filho. Mas a parte que cabe ao homem é a fé para se receber a graça, a salvação. No texto a salvação vem da graça e não da fé, e mais adiante também não vem das obras, porém, não se pode excluir um ou outro da afirmativa que nao vem do homem, nem de sua fé e nem de suas obras. Porque só se pensa que a graça não vem das obras, mas ela também não vem da fé, vem exclusivamente de Deus. Portanto esse é um erro ater-se somente na aceitação que a graça não vem somente das obras, porém, o texto mostra que ela também não vem da fé, pois a fé, é apenas um instrumento para receber a graça.   

               Há mais dois pontos que se precisa esclarecer para o bem da verdade. A salvação é recebida por meio da fé, mas o que é fé? Para entendermos a doutrina da salvação, precisamos necessariamente saber o que é  

            Um homem se envolveu com drogas e ficou devendo aos traficantes e estava jurado de morte. Um amigo que o amava, sacrificou-se trabalhando e juntando dinheiro e ainda vendeu tudo que tinha para pagar a dívida e livrar seu amigo da morte. O amigo ficou feliz, agradeceu o livramento, chorou, mas pouco tempo depois estava de novo envolvido com as drogas, fez dívida, não pode pagar e foi morto pelos traficantes. O homem acreditou no sacrifício do amigo, creu que realmente foi um ato de amor e sacrifício, porém essa fé não o livrou da morte, não foi efetiva na sua vida. Esse tipo de fé não tem o mesmo significado da palavra nos textos do velho e novo testamento, quando se trata da fé em relação a Deus e ao sacrifício de Jesus, nesses casos a fé está ligada ao mesmo sentido de fidelidade,    

Bíblia João Ferreira de Almeida  

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a ; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Mt 23:23 

Bíblia de Jerusalém 

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, de endro e do cominho, mas omitis as coisas mais importantes da lei; a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Importava praticar estas coisas, mas sem omitir aquelas. Mt 23:23 

                Interpretar no texto de Efésios 2.8 que a fé tem um significado desconectado da fidelidade, fere a exegese do texto. Tanto que a bíblia diz no livro de Tiago:  

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.Tiago 2:17 

                      Portanto, a fé desconectada do sentido de fidelidade não é o que significa a palavra no texto de Efésios 2.8.  

                     Outro ponto a se esclarecer é em relação a outro texto da bíblia 

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16 

              Alguns citam esse texto de forma adulterada, dizendo: O homem não é justificado pelas obras, mas pela fé em Jesus Cristo. Quando na verdade o texto é especifico em se tratar de obras da lei. Referindo-se especificamente a questão dos judeus que se convertiam ao cristianismo, mas ainda, achavam que deveriam guardar a Lei Judaica. Portanto, citam o versículo de forma adulterada excluindo-se o termo obras da lei, e assim, invocando o texto para tratar de outro assunto, que nada tem a ver com o contexto do texto de Efesios 2.8a10 , que estamos analisando.  

                  Já no texto de Efésios 2.8 a 10, há também outra adulteração do significado da palavra e sentido da mensagem e assim erram e induzem outros a errarem torcendo as escrituras. Como já vimos o verso 8, diz que pela graça o homem é salvo por meio da fé, mas que não vem do homem, ou seja não vem da fé, pois o texto refere-se a fé como instrumento e esclarece que não vem do homem, porém, afirmam que a salvação não vem das obras , mas esquecem de dizer que também não vem da fé, mas da graça de Deus. Portanto do mesmo jeito que a bíblia diz que a graça não vem das obras diz também que a graça não vem da fé. E quanto ao texto de Gálatas 2.16, diz que o homem não é justificado pelas obras da lei e não pelas obras que trata o texto de Efésios 2. 8 a10 e também afirma que o homem é justificado pela fé e está afirmação leva ao erro de desconsiderar que o texto de Efésios 2 refere-se tanto a fé como as obras ao colocar a Graça acima de ambos.  

             Mas então qual é a realidade dos textos? O texto diz que a salvação parte da graça de Deus e não da fé ou das obras, isso é exatamente o que o texto diz, porém, erroneamente alguns consideram que o texto diz que a salvação exclui as obras, embora usando dois pesos e duas medidas não dizem também que excluem a fé. Trata-se de adulteração do texto bíblico, pois quando o texto diz que a salvação não vem das obras e nem da fé, ela jamais está excluindo ambos. A palavra vem no grego Coine, ou seja, no original, é uma preposição genitiva, e, é a mesma que compõe a palavra igreja, ou no original Eclésia, significando de dentro para fora. Então o texto diz que a salvação não vem do homem, não parte do homem, pois não vem de dentro para fora, não vem do homem, mas de Deus. Então a bíblia diz que a salvação não parte do homem, nao comeca pelo homem, porém, não exclui a participação do homem, não na obra redentora, mas no que cabe a ele para ser salvo, ou seja, a fé no sentido de fidelidade, que irá redundar nas obras do Espirito Santo. Tanto é que no texto de gálatas que vimos o homem é salvo pela fé, como analisamos a fé não é desconectada da fidelidade, conforme o texto que já vimos onde afirma que a fé sem obras é morta, ou seja, não existe.  

           Portanto a salvação parte exclusivamente de Deus, mas não exclui a participação da fé conectada a fidelidade. Então não podemos dizer que a salvação é exclusivamente pela graça e nem pela fé, pois vimos que o texto apenas diz que a salvação não parte, ou seja, não começa do homem, mas que a salvação é pela fé conectada a fidelidade que é a parte humana no processo da salvação. E sendo a fé conectada a fidelidade, também a salvação é pelas obras. Pois se a salvação é pela fé que em seu sentido insere a fidelidade, então também é pelas obras, conforme afirma a bíblia.  

 Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. Tiago 2:24 

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.Tiago 1:22 

             Concluindo alertando para a necessidade de ser fiel a Cristo, pois, o objetivo do diabo é levar o homem ao pecado. O zelo e cuidado em relação a palavra de Deus é fundamental, o engano e falsos profetas são instrumentos do inferno para tragar a alma dos insensatos.  A verdade está na palavra de Deus, Jesus é a palavra de Deus encarnada, é a luz, é a verdade. Alimente-se da verdade, esforça-te para entrar no reino de Deus. Que o Senhor te abençoe.